Olá, pessoas. Esse final de semana fiquei muito preocupada com uma amiga e mesmo que eu usasse todas palavras do mundo, ela estava muito chateada. Na verdade, acho que um pouco da chateação dela era por conta da TPM, mas no fundo,no fundo, ela já vinha acumulado e uma hora estourou. 
   Em uma dessas leituras pelo aplicativo flipboard, encontrei um texto bacana. Resolvi postar por aqui: 

   "A magia acontece quando aprendemos a transformar os contratempos em beleza, certo?Parece um pensamento óbvio mas não é. Tenho certeza de que você já perdeu muitas noites de sono apavorada com algum problema sem solução ou com alguma situação complicada do seu passado. Como se perder horas e horas da sua vida pensando no problema fosse apagar tudo por milagre…

   Normalmente o que acontece é justamente o contrário. Ficamos cada vez mais envolvidos no drama e não conseguimos olhar a situação com a frieza que os problemas necessitam para serem resolvidos, ou pior, não conseguimos olhar para frente e seguir com a nossa vida. No final, é tudo uma questão de foco e de escolha.

   Você já assistiu ao maravilhoso Her, filme do Spike Jonze? Tem uma hora em que Samantha, o programa de computador por quem o personagem de Joaquim Pohoenix se apaixona, dispara uma bomba filosófica pra deixar qualquer um tonto com a genialidade de uma constatação tão simples:




“O passado é apenas uma história que contamos a nós mesmos.”

   Você pode analisar sua vida inteira sob uma lente ruim e negativa, focada apenas nos contratempos que já te aconteceram ou você pode decidir olhar os problemas sob uma lente mais esperta, a lente que te mostra o lado bom da coisa ruim. Se você pode contar o seu passado do jeito que quiser porque não contá-lo da melhor forma que conseguir? Sim, não se iluda. Tudo tem um lado positivo. Mesmo as piores coisas da vida.

   Por enquanto, quero que você faça um exercício rápido. Pense nos últimos três grandes contratempos e chatices que você teve que enfrentar e reescreva-os em uma folha de papel, desta vez, focando a história em todos os ensinamentos e pontos positivos que eles trouxeram para a sua vida. Toda vez que a coisa ficar preta, leia seu relato. E nunca mais se esqueça de que você pode contar e recontar a sua história do jeito que quiser.
   
   Esse texto é da Bia Lombardi. Se vocês gostaram, tem mais no site dela!!!

Beijos de salto, Rafa.




Deixe um comentário